
Conheça os exames de imagem mais solicitados no 1º, 2º e 3º trimestres da gestação.
1º trimestre da gravidez
Os exames gestacionais do primeiro trimestre de gravidez são importantes para avaliar a saúde da gestante, o risco da mãe passar algumas doenças para o bebê, e também servem para identificar malformações e possíveis riscos de aborto espontâneo. Estes exames devem ser feitos até a 13ª semana de gestação.
Na consulta também podem ser feitos exames físicos que medem o peso da mãe, a altura uterina para acompanhar o crescimento do feto a pressão arterial, além de escutar o coração do bebê.
São indicadas dois tipos de Ecografias:
Ecografia obstétrica transvaginal: realizado entre a 6ª e a 10 ª semana de gestação para confirmar a existência e a quantidade de embriões, calcular o tempo de gestação e definir se o bebê está situado dentro do útero.
Ecografia morfológica de primeiro trimestre: realizado entre a 11ª semana e a 13ª semana e 6 dias. O exame mede a translucência nucal e avalia o risco de algumas síndromes cromossômicas, como, por exemplo, a Síndrome de Down.
2º trimestre da gravidez
Os exames gestacionais do segundo trimestre da gravidez têm a função de dar continuidade aos cuidados na gestação, e são realizados entre a 13ª 24ª semanas. Essa fase é considerada mais tranquila para as mamães, quando os enjoos já diminuíram, assim como é diminuído o risco de aborto espontâneo. Mesmo assim, os exames não são indispensáveis. No primeiro trimestre as ecografias são direcionadas para o bem-estar da mãe, já no segundo trimestre é feito o acompanhamento mais voltado para o crescimento do bebê.
São indicadas três tipos de Ecografias:
Ecografia transvaginal de segundo trimestre: mede o comprimento do colo útero para avaliar os riscos e prevenir um parto prematuro.
Ecografia morfológica de segundo trimestre: avalia toda a morfologia do feto, a posição da placenta, a quantidade de líquido amniótico e a medida do colo uterino. Também identifica malformações fetais estruturais e anomalias congênitas cardíacas. É realizado entre a 20ª e 24ª semana, quando, muitas vezes, se descobre o sexo do bebê.
Ecografia obstétrica tridimensional: esse exame é um complemento da ecografia obstétrica tradicional. Permite ver o rosto do bebê e avaliar com mais precisão alguma malformação, já que as imagens são mais detalhadas.
3º trimestre da gravidez
Os exames gestacionais do terceiro trimestre servem para acompanhar o desenvolvimento do bebê, e avaliar se podem ou não haver problemas durante o parto. É realizado a partir da 27ª semana de gestação até o nascimento.
O terceiro trimestre de gravidez é o período quando o bebê cresce e engorda. As consultas nessa fase são voltadas para a preparação para o parto e no acompanhamento do bebê, já que as estruturas mais importantes já foram feitas.
Conheça os exames gestacionais que devem ser realizados no terceiro trimestre da gravidez:
Ecografia obstétrica para avaliação do crescimento fetal: realizada entre 34 e 37 semanas.
Ecografia obstétrica com perfil biofísico fetal: realizado após a 28ª semana, o exame avalia os movimentos do bebê e a quantidade de líquido amniótico. Quando algum valor estiver fora do padrão, pode significar que o bebê está passando por algum problema e será avaliada a possibilidade de fazer um parto precoce.
Ecografia obstétrica com doppler a cores: avalia o crescimento e o bem-estar fetal através da verificação dos fluxos sangüíneos dos vasos fetais e maternos. Este exame pode detectar se há restrição de crescimento fetal, risco de anemia fetal ou risco de oxigenação inadequada do bebê.
Se você já está planejando engravidar e deseja uma gestação segura, conte com a Dra. Amanda Diesel, ela é Ginecologista e Obstetra, especialista em Medicina Fetal. Agende a sua consulta pelos telefones fixo (54) 3632-3447 e WhatsApp (54) 99635-5051
Comments